Depoimento de Marcela

Sou  Marcela, moro em Londrina, e vi no site da CMT Brasil sobre uma Associação que estão tentando formar. Tenho CMT, diagnosticada praticamente aos 1 ano e meio de idade ou mais, e desde os 4 anos faço tratamento todos os dias,isso quer dizer que faço tratamento há 23 anos.

Quando eu comecei a falar com 9 meses de idade, também  queria começar a andar mas não conseguia. Minha mãe conta que eu ficava em pé e não tinha equilíbrio e para alcançar as coisas que eu queria, ao invés de engatinhar, eu me arrastava no chão.

É claro que a família na época chamou minha mãe de tudo quanto é nome, achando que na verdade eu não tinha nada e que rapidamente aprenderia a andar. Não contente, minha mãe me levou a MUIIIIIIIIIIITOS médicos e a conversa era sempre a mesma: que eu era gorda e preguiçosa.

Quando eu tinha 1 ano e meio, cansada e depois de tanto minha mãe lutar, uma mulher no supermercado indicou para ela um ortopedista (meu médico hoje) muito conhecido na cidade.

Enfim, ele disse q tinha uma hipótese e não um diagnóstico e que iria fazer vários exames. Passei por Curitiba e São Paulo para fazer os mesmos e a doença foi diagnosticada.

Comecei as fisioterapias aos 4 anos e fiz uma cirurgia aos 5 anos e outra aos 7 para liberação dos tendões dos dois pés.

 As sessões de fisioterapia sempre foram todos os dias e junto com a fisio fiz hidroterapia  também (tinha 12 anos quando comecei com a hidro junto).

Sempre tive falta de equilíbrio e vivia com os joelhos ralados…rs Aos 14 anos meu ortopedista indicou que eu começasse a hidroginástica.Segundo ele, em 5 meses de hidro, eu melhorei tanto que os 10 anos de fisioterapia não tinham feito o que  a hidro fez….. Fiquei 12 anos na hidro.

Há uns 3 anos atrás começamos a reparar q meu pé esquerdo estava entortando mais ainda. Meu ortopedista disse q era caso cirúrgico, mas ainda não era a hr.

No final de 2009, depois de meu pé estar muito torto e com o lado de fora em carne viva por pisar torto, tive q ser submetida à cirurgia. Mas quem fez foi outro ortopedista, não o meu, pois ele dizia q não tinha mais coragem de me “abrir” porque  me considerava uma filha…

Em abril do ano passado, depois da minha formatura, coloquei 4 parafusos no pé e foi feita transposição de tendão.

Voltei à fisio todos os dias e ainda faço. Pensa em um pé que  ficou excelente,
Passei umas dificuldades e muita dor porque sou alérgica a medicamentos, mas nada como o tempo e a perseverança pra acalmar todos.

Mas contei tudo bem resumidinho, só pra ter uma ideia do que temos que  passar.

Li os depoimentos que tinham no site e acabei refletindo que na verdade, perto das pessoas q ali falavam, eu sou muito feliz. Minha mãe foi muito esperta e rápida e por eu fazer tratamento há tantos anos, eu ando, pulo e até comecei aula de dança…

Marquei uma consulta amanhã no meu orto, pois desconfio q minhas mãos estão me dando trabalho agora….que eu nunca tive….mas não será nada que eu não possa vencer.